Feliz Natal no Amial

Escrito em 29/12/2024

No dia 27 de dezembro, os Irmãos Capuchinhos realizaram o seu encontro de Natal. Participaram Irmãos de todas as Fraternidades em Portugal e de Vigo.

Já vem sendo habitual a realização do Encontro de Natal dos Capuchinhos da Província Portuguesa. Após a celebração do Mistério do Natal nas várias fraternidades e paróquias, os irmãos reúnem-se para o celebrar comunitariamente a nível Provincial. Desta vez, o local escolhido foi a Fraternidade dos Capuchinhos do Porto (Amial), que se tornou uma nova “Greccio”, que inspirou S. Francisco de Assis a fazer uma representação do Nascimento do Menino Jesus, em 1223 e, portanto, o primeiro Presépio.

Assim, para este encontro, acorreram à “cidade invicta” muitos irmãos vindos das sete fraternidades de Portugal, os dois pós-noviços que fazem os seus estudos teológicos em Campobasso (Itália) e ainda dois postulantes. De Angola, marcou presença o Fr. Henrique Monteiro, que reside na fraternidade de Gondomar. Associaram-se ainda a este encontro natalício, os irmãos Capuchinhos vindos da fraternidade de Vigo (Espanha).

Este Encontro de Natal realizou-se no passado dia 27 de dezembro e, a primeira parte da manhã, foi dedicada ao caloroso acolhimento, por parte dos irmãos da fraternidade local, aos forasteiros que iam chegando. Por volta das 11 horas seguiu-se um dos momentos mais altos do encontro: uma conferência, proferida pelo Fr. Hermano Filipe, sobre o “Cântico das Criaturas” de S. Francisco de Assis, constituindo uma preciosa ajuda para a celebração dos “800 anos” deste belo, esplêndido, profundo e fabuloso texto, ao longo do ano de 2025, para toda a Família Franciscana.

Na sua profunda e detalhada exposição, o Fr. Hermano, com a ajuda dum projetor, soube levar os ouvintes à compreensão, quer da estrutura deste “Cântico”, quer do significado de cada uma das criaturas ali retratadas, bem como dos termos utilizados pelo “Poverello” de Assis. Esta excelente exposição levou os irmãos a encontrarem um novo sentido que, à primeira vista, parecia ainda estar escondido e por desvelar. Um “Cântico” cheio de atualidade e que tanto diz a este nosso tempo. Que agradável surpresa e maravilhoso pórtico para se adentrar na celebração centenária do «Cantico delle Creature».

Depois deste momento alto, houve tempo para a presença de alguns dos nossos escritores que, neste ano, fizeram publicações. Fr. Herculano Alves apresentou a sua obra gigante “As Raízes da Fé” (11 volumes); Fr. Manuel Rito (“Estradas da Memória”); Fr. Acílio Mendes (“ReCANTOS de Vida”) e Fr. João Santos Costa (breve opúsculo “90 anos da presença dos Capuchinhos em Barcelos” e “Calendário Fraterno 2025”). Após o almoço festivo e momento de convívio, o Fr. António Martins, Ministro Provincial, disponibilizou-se para atualizar os acontecimentos mais relevantes que marcam o presente triénio 2023-2025 (pastoral vocacional, a assembleia provincial, a FIPA, as etapas formativas em Itália, a colaboração com Angola, Timor-Leste, a nossa Enfermaria, entre outros temas).

Depois de um breve intervalo, os irmãos celebraram a Eucaristia em honra de São João, Apóstolo e Evangelista, na “capela grande” da fraternidade, presidida pelo Ministro Provincial, Frei António da Silva Martins, durante a qual se fez memória do “dies natalis” do Fr. Jorge de Negreiros e ainda a partilha de presentes de Natal, incluídos os “nuestros hermanos” de Vigo, que nos presentearam com alguns “regalos”.

Após as despedidas, os irmãos regressaram às suas fraternidades, elevando ao “Altíssimo, Omnipotente e Bom Senhor”, uma oração com as palavras finais do “Cântico das Criaturas”.

«Laudate e benedite il Signore
e ringraziatelo e servitelo con grande umiltate.»

.