Frei Hermenegildo ordenado presbítero

Escrito em 01/12/2024

O Frei Hermenegildo Sarmento, Franciscano Capuchinho, natural de Soibada, Timor-Leste, foi ordenado presbítero no dia 30 de novembro, festa de Santo André.

No dia 30 de Novembro, Festa de Santo André, a Diocese de Baucau, em Timor-Leste, não só celebrou os 28 anos da ereção canónica da sua Diocese como também teve a Ordenação de 1 Diácono e 5 Sacerdotes. Entre estes 5 sacerdotes que foram ordenados encontrava-se o Frei Hermenegildo Sarmento, Frade Menor Capuchinho, pertencente à Província de Portugal, mas que se encontra integrado na Missão dos Capuchinhos em Timor-Leste.

Frei Hermenegildo Sarmento nasceu em Manu-Fahe, Soibada, Diocese de Baucau, a 25 de abril de 1984, foi batizado em Soibada a 15 de agosto de 1987 e crismado a 7 de outubro de 2006 em Laleia.

Começou o seu caminho vocacional nos Capuchinhos em 2006, tendo feito a profissão religiosa na Ordem a 15 de agosto de 2011 em Laleia e a profissão Perpétua no dia 2 de fevereiro de 2018 em Tíbar.

Foi ordenado Diácono a 3 de março de 2019 em Díli, tendo exercido o seu diaconado na fraternidade de Tíbar.

No dia 30 de novembro de 2024 na Igreja Catedral de Baucau recebeu então a Ordenação Sacerdotal sob o lema: «Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa Paz».

A Celebração foi presidida pelo Bispo de Baucau, Dom Leandro Maria Alves, tendo também contado com a presença do Bispo de Maliana, Dom Norberto do Amaral, bem como de inúmeros sacerdotes, religiosos e fiéis leigos provenientes de diversas partes de Timor-Leste.

Em representação do Frei António Martins, Ministro Provincial dos Capuchinhos de Portugal, esteve presente o Frei Miguel Grilo, que já havia estado em Timor-Leste de 2017 a 2021 e que se encontra em visita fraterna aos Irmãos Capuchinhos e às comunidades que a ele haviam sido confiadas aquando da sua presença missionária no país.

O Frei Hermenegildo irá celebrar a sua primeira Missa em Soibada, no dia 4 de Dezembro, por ser a sua terra natal, e em Laleia no dia 8 de Dezembro, por ser a Fraternidade fundante da presença dos Capuchinhos em Timor-Leste.

Em Janeiro espera-o uma nova missão em Portugal, onde desenvolverá o ministério recebido, mas acima de tudo, terá a oportunidade de fazer uma nova experiência de fraternidade com os Irmãos Capuchinhos Portugueses.

.